Curso de Patologia das Estruturas de Concreto
Ultimamente, temos presenciado um número muito elevado de acidentes estruturais de elevada gravidade, muitas vidas humanas ceifadas e muitos recursos consumidos. Um drama social, que muitas das vezes poderiam ser evitados, caso os envolvidos possuíssem o conhecimento necessário para perceber a gravidade dos problemas encontrados.
Como é possível que um engenheiro possa conhecer a importância de uma determinada ação construtiva, ou procedimento operacional, se ele não conhece o mecanismo pelo qual se dá esse processo, ou ainda, se ele não sabe quais as consequências da adoção dessa ou daquela atitude? A disciplina da Patologia está intimamente ligada à qualidade da construção!!!
A maioria esmagadora das universidades brasileiras não possuem a disciplina de patologia em suas grades curriculares, ou seja, a maioria dos engenheiros formados não dispõem de conhecimentos mínimos para identificar a ocorrência de problemas em suas construções, além do fato, de não possuírem conhecimentos acerca dos mecanismos aos quais estão envolvidos esses problemas.
Por outro lado, um elevado número de profissionais em um setor saturado de mão de obra qualificada, faz com que um número significativo desses profissionais migre para outras áreas de atuação, como por exemplo, a Engenharia Diagnóstica. Nesse campo, o conhecimento apurado dos mecanismos que envolvem as manifestações patológicas, em especial aquelas que afetam o sistema estrutural das edificações, são condições sine qua non para o exercício profissional, haja vista, que já são conhecidos vários exemplos de profissionais que passaram por obras doentes e não conseguiram perceber a importância crucial dos serviços que estavam prestando.
Por fim, a judicialização crescente das ações transforma o profissional da construção em um fantoche na mão dos juristas, que aceitam apenas: a imperícia, a negligência e a omissão!
A patologia das construções, em especial a patologia das estruturas em concreto armado é uma disciplina relativamente nova na engenharia. Apesar disso, muitos pesquisadores e cientistas têm se dedicado ao estudo e entendimento dos mecanismos e ações que envolvem as não conformidades das construções. Muito conhecimento já encontra-se à disposição do meio técnico, tanto os meios para se identificar os problemas como as técnicas para trata-los, no entanto, muito ainda há de se fazer e descobrir, o que leva à conclusão, que ainda existe muito empirismo envolvido, fazendo com que a experiência seja uma condição necessária na transmissão de conhecimento nessa área.
“Os remédios, quando usados da maneira adequada, restauram a saúde dos inválidos, e um médico fará o uso correto se conhecer a natureza humana”. Da Vinci disse isso há muito tempo, mas o mesmo pode ser aplicado às construções ora, como é possível tratar um doente sem conhecer sua natureza?
O melhor e mais prático curso que você irá fazer sobre o assunto