CURSO DE PATOLOGIA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

A Patologia das construções é uma disciplina relativamente recente na engenharia civil. Com o passar dos anos, a maior incidência de manifestações patológicas, em virtude do envelhecimento das construções, deu a possibilidade aos engenheiros e pesquisadores de perceberem, que havia um carácter não aleatório nas causas e origens dos problemas ocorridos.

Por que se inscrever?

É uma prioridade que os profissionais que estejam envolvidos no processo construtivo entendam os mecanismos de atuação, defeitos e falhas que podem ocorrer nas estruturas de concreto. Por outro lado, aqueles que desejam adentrar na área de patologia das construções necessitam de um conhecimento prévio de todas as manifestações patológicasque acomentem as estruturas de concreto, suas causas, origensm mecanismo e processos terapéuticos para poderem iniciar com pé-direto seus estudos.

 

  • Fábio Giovanni Xavier de Oliveira – CREA: 160.082.789-6, Engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Gestão da Construção Civil pela Universidade Federal Fluminense, Especialista em Estruturas e Fundações pela Universidade de Cidade de São Paulo, Especialista em Engenharia Diagnóstica pela UNIP e Mestrando em Ciências e Engenharia dos Materiais, pela Universidade Federal da Paraíba.

  • Membro do IBRACON, ACI e ALCONPAT, membro da Comissão de Estudo ABNT/CE-022:000.001 de revisão da Norma ABNT NBR 9575 – Parte 1, membro do Subcomitê 07 – Práticas Recomendadas do Ibracon, professor de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Faculdade do SENAI Publicou vários trabalhos científicos em congressos e simpósios nacionais e internacionais, na área de construção de edifícios, gestão e gerenciamento da construção civil e patologia das estruturas.

  • Neste curto período formação, já enfrentou desafios tecnológicos de elevada complexidade, aplicando soluções economicamente viáveis e grande arrojo técnico. O desenvolvimento e aplicação de concretos reodinâmicos com elevado desempenho e resistências da ordem de 80MPa, a utilização de metodologias respaldadas em ensaios mecânicos, físicos, químicos e eletroquímicos com o uso de equipamentos de última geração, com vistas elucidar problemas patológicos, principalmente no campo da corrosão de armaduras e recuperação de fachadas.

  • Alguns desses desafios se transformaram em publicações técnico-científicas em Congressos e Simpósios Nacionais e Internacionais da área, dentre os quais podemos destacar o CBC, CIMPAR, CONPAT e Revistas Técnicas como a RIEM.

  • Possui experiência nas áreas de projeto complementares com mais de 500.000m² projetados; projetos de produção de fachadas e alvenarias de vedação; execução de obras com mais de 1.000.000m² construídos; patologia das construções nas áreas de corrosão das armaduras, fachadas e impermeabilizações com vários laudos técnicos emitidos e execução de vários serviços.

 

QUEM É FÁBIO GIOVANNI?

Programa do Curso de Patologia das Estruturas de Concreto – I

Expansão no Concreto

 

  • Referêncial teórico;
  • Formação da etringita tardia;
  • Reação álcali-agregado;
  • Ataque por sultato.

Expansão no concreto: são ocorrências nas estruturas de concreto que podem possuir causa endógena ou exógena, que aumentam o volume da massa, gerando tensões de tração superiores a resistência do material, desencadeando estado fissuratório grave. As reações álcali-agregado, a formação da etringita tardia e formação da etringita secundária, essa última causada pela penetração de íons sulfatos do meio, através da porosidade do concreto, são as manifestações patológicas em questão.

Fissuras independente do carregamento

  • Retração plástica (dessecação superficial) e retração por secagem;
  • Retração autógena e retração por carbonatação;
  • Impactos, sobrecargas, falhas de projeto e de execução.

Fissuras independente do carregamento: são caracterizadas pelas retrações que não são por si manifestações patológicas, mas podem causar estado fissuratório em função das restrições ao movimento impostas pela forma, pelos aspectos geométricos, pela presença de armaduras, entre outros. As causas das retrações dos materiais cimentícios pode possuir origem na perda de água de hidratação do cimento (retração por secagem, retração plástica), no próprio fenômeno químico da redução do volume durante as reações de hidratação do cimento (retração autógena) e em função de agentes externos ao material, no caso da retração por carbonatação.

Ações mecânicas

  • Impactos;
  • Sobrecargas
  • Falhas de projeto e de execução.

Ações mecânicas: impactos, sobrecargas, falhas de projetos e de execução: os diversos elementos estruturais respondem de maneira diversa as ações mecânicas impostas pelos diversos usos, no entanto, o mesmo tipo de peça estrutural resposponde de maneira similar ao mesmo tipo de carregamento, assim, por exemplo, uma viga submetida a um carregamento excessivo ou com secção inferior àqiela necessária apresenta efeitos similares, a saber, fissuras e deslocamentos excessivos, que pode ser bem caracterizados. Desta forma, neste módulo discutiremos os efeitos ocorridos nos diversos elementos estruturais, submentidos às tensões de compressão, tração, flexão, torsão e cisalhamento ocorridos de maneira excessiva.

Estudo Racional e Cognitivo

Esse curso aborda o tema patologia nas estruturas de concreto, discernindo, comentando e explicando acerca das principais manifestações patológicas em estruturas de concreto. Discorrer sobre as causas, as origens, os mecanismos, as prevenções, a Normalização e as terapias das diversas manifestações patológicas que ocorrem nas estruturas de concreto armado nos mais variados ambientes.

Obras em todo Brasil

Patologia da estruturas não é algo simples, mas vamos te ensinar com profundidade a diagnosticar as principais manifestações patológicas existentes em nosso país.

+ de 10 horas de aulas
+ de 8 pdfs

10x de R$ 39,90 ou
R$399 À Vista

Uma Plataforma completa e interativa