A necessidade urgente de implantação de políticas públicas para solucionar o déficit habitacional brasileiro notadamente para o seguimento de baixa renda, resultou na criação do programa minha casa minha vida largamente difundido pelo governo federal.
Estima-se que o Brasil precisará de cerca de 20 milhões de unidade habitacionais até 2020 (ANAEC). Com isso, novos desafios são impostos a empresas construtoras para produzir moradias em larga escala, com baixo custo, qualidade adequada e ciclo produtivo reduzido. Diante desse cenário, o sistema de parede de concreto moldada in loco vem se firmando como alternativa viável dessas premissas estabelecidas. Para tornar o processo ainda mais produtivo, o radier protendido com concreto auto-adensável, é uma excelente solução para as fundações dessas edificações.
Este tipo de solução, adotado em um de nosso projetos, no Residencial São Rafael I, II e II, em João Pessoa – PB, teve o objetivo de dá celeridade ao processo construtivo, otimizando o ciclo de produção.
O radier protendido foi modelado no sistema CAD/TQS, como uma laje de base elástica apoiado no solo. Para encontrar encontrar o coeficiente de mola vertical (kv) foi desenvolvido no Mathcad , uma rotina de cálculo, onde se utilizaram como parâmetros de entrada:
- Malha para discretização da laje;
- Módulo de deformação longitudinal do solo;
- SPT;
- Coeficiente de Poisson;
- Coeficiente de forma.
Depois de todas as verificações e análises, chegou-se as plantas dos cabos e armadura passiva.
Uma das principais características desse sistema, é o baixo consumo de material e mão-de-obra, o que faz dele um acelerador no processo construtivo. O projeto foi totalmente integrado com os outro subsistemas, principalemente com as instalações, onde foram concebidos na plataforma BIM.
0 comentários