Cálculo das fundações em blocos sobre estacas de uma edifício em alvenaria estrutura de blocos cerâmicos sob mesa em laje lisa protendida (parte 02)

por | 29 mar, 2024 | Engenharia Estrutural

A primeira etapa de um projeto de fundações em blocos sobre estacas é a seleção do tipo de estaca e a determinação da cota de assentamento. Essa decisão é baseada na interpretação do relatório de sondagem, bem como na disponibilidade dos equipamentos na região onde o edifício será construído.

Modelo Estrutural do estudo de caso: alvenaria estrutural de blocos cerâmicos sob mesa em laje lisa protendida
Figura 1 – Boletim de sondagem

De acordo com o gráfico apresentado na Figura 1, optou-se por escolher estaca tipo escavada assentada na cota de 11 metros, com dimentros de 30, 40 e 50 centímetros.

A capacidade de cargas das estacas forma calculadas através dos métodos semi-empíricos (item 7.3.2 da ABNT NBR 6122:2019) de Aoki-Velloso, Decóurt-Quaresma e Teixeira.

Figura 2 – Rotina para o cálculo de capacidade de carga de estacas

Os resultados das capacidade de cargas encontram-se nas Figuras 3, 4 e 5, respectivamente:

Fgiura 3 – Capacidade de carga da estaca escavada com diâmetro de 30 cm
Figura 4 – Capacidade de carga da estaca escavada com diâmetro de 40 cm
Figura 5 – Capacidade de carga da estaca escavada com diâmetro de 50 cm
l

Flávio Roberto

Graduado em ENGENHARIA CIVIL pela UFPB (2004), Mestrado na UFPE (2006), Pós graduado pelo INBEC (2010) em Estruturas de Concreto e Fundações. Atualmente é calculista e proprietário da FRX Engenharia e Fundador do Portal Estruturas Online, atuando na área de Edifícios Altos, Análise Dinâmica, Conforto Humano, Protensão e Alvenaria Estrutural.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *