Cálculo das fundações em blocos sobre estacas de uma edifício em alvenaria estrutura de blocos cerâmicos sob mesa em laje lisa protendida (parte 03)

por | 31 mar, 2024 | Engenharia Estrutural

No post anterior, foi mensionado que existiam três opções de métodos semiempíricos para calcular a capacidade de carga das estacas escavadas. Optou-se por utilizar o método de Teixeira (1996), e, portanto, obteve-se os seguintes resultados de capacidade de cargas:

  • Estaca de 30 cm: capacidade de carga de 48 tf;
  • Estaca de 40 cm: capacidade de carga de 78 tf;
  • Estaca de 50 cm: capacidade de carga de 105 tf;

Seguindo a metodogia, foi extraído o mapa de cargas dos pilares da estrutura, que no projeto em questão foi utilizado o Sistema CAD/TQS como ferramenta de auxílio no projeto estrutural. Os valores obtidos na análise foram adicionadas em uma rotina desenvolvida pela Concresolo1 para o dimensionamento da quantidade de estacas e, consequentemente, a estimativa inicial para a área dos blocos de coramento.

  1. https://www.solo.eng.br/ ↩︎
Figura 1 – Mapa de cargas dos pilares
Figura 2 – Planilha para verificação das estacas
Figura 3 – Planilha para verificação dos blocos de coroamento

De posse dos valores monstrados na Figura 3, foram modelados e dimensionado todos os blocos conforme a planta mostrada abaixo:

Figura 4 – Locação dos blocos
Figura 5 – Mapa de cargas dos blocos
l

Flávio Roberto

Graduado em ENGENHARIA CIVIL pela UFPB (2004), Mestrado na UFPE (2006), Pós graduado pelo INBEC (2010) em Estruturas de Concreto e Fundações. Atualmente é calculista e proprietário da FRX Engenharia e Fundador do Portal Estruturas Online, atuando na área de Edifícios Altos, Análise Dinâmica, Conforto Humano, Protensão e Alvenaria Estrutural.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *