Análise estrutural de uma mesa em concreto protendido para um edifícios em alvenaria estrutural de blocos cerâmicos (Parte 02/02)

por | 24 set, 2020 | Sem categoria

Continuado o artigo anterior, segue-se na análise das tensões na laje protendida de uma das rpu`s para a combinação frequente, estabelecida na NBR 6118:2014.

Figura 1 – Análise de tensões para combinação frenquente (Sistema CAD/TQS)

de acordo com a Figura 1, a rpu encontra-se comprimida. Isso se estende a todas as rpu`s do projeto, com o objetivo de garantir que toda a laje esteja comprimida.

Figura 2 – Análise de tensões no ato da protensão (Sistema CAD/TQS)

Para essa rpu, as tensões no ato da protensão estão dentro dos limites estabelecidos. Portanto, mesmo assim, seria indicado que a carga de protensão fosse aplicada em pelo menos três etapas. A viabilidade econômica para armadura passiva da laje protendida, parte principalmente da possibilidade de utilização da armadura mínima. Para isso, tem que ser observado atentamente se toda a laje encontra-se comprimida, para fazer as devidas correlações para o detalhamento da armadura passiva no projeto.

Figura 3 – Armadura mínima na rpu (Sistema CAD/TQS)

definido as armadura mínimas da laje de acordo com os critérios estabelecidos na NBR 6118:2014, precisa-se analise com bastante precisão as regiões das lajes onde precisarão de armadura de reforços.

Figura 4 – Regiões de reforços para armadura passiva positiva

Como os parâmetros de estabilidade de instabilidade da estrutura bem como o dimensionamento dos demais elementos estruturais estão de acordo com o preconizado pela NBR 6118:2014, esta estrutura mostra-se com uma excelente candidata como solução eficaz para edifícios em alvenaria estrutura sob mesa de concreto.

l

Flávio Roberto

Graduado em ENGENHARIA CIVIL pela UFPB (2004), Mestrado na UFPE (2006), Pós graduado pelo INBEC (2010) em Estruturas de Concreto e Fundações. Atualmente é calculista e proprietário da FRX Engenharia e Fundador do Portal Estruturas Online, atuando na área de Edifícios Altos, Análise Dinâmica, Conforto Humano, Protensão e Alvenaria Estrutural.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *