Arquitetos Importantes

Nascido em Sandrio, Italia no ano de 1891, Pies Luigi Nervi viveu sua infância entre paisagens cheias de geleira e caminhando entre picos nevados. Foi um jovem prodígio fascinado pela matemática e pelo cálculo convencional e isso deu seguimento a sua formação fazendo-o se inscrever para engenheiro civil na Bolonha. Uma vez concluída sua carreira, em 1913, o engenheiro se dedica a construção de fabricas e pontes de onde viajava
constantemente entre Bolonha e Florença, acumulando experiências e conhecimentos.

Os dias passaram entre suas viagens quando seus olhos foram abertos e toda a Itália encontrava-se sob a mudança no jeito de viver e sobreviver, estava se iniciando a Primeira Guerra Mundial. Ainda assim, essa infeliz situação não freou o trabalho de Nervi. Alistado no corpo de engenheiro, combateu de frente, onde sua engenhosidade e criatividade foram significativas para consertar pontes e construir caminhos essenciais em meio a Guerra.

Dois anos depois de concluída a primeira Guerra mundial, fundou seu próprio escritório onde começou a ganhar fama e prestigio e teve seu primeiro grande feito, a construção do Cinema-Teatro Angus, uma sala onde se fez presente grandes produções cinematográficas de todo o mundo. Ao final do trabalho, ficou claro que os telhados seriam a sua marca registrada. A construção espetacular mostrava uma abertura para ficar no centro da obra onde um problema matemático complexo era resolvido.

Em 1929, vence concurso de construção que lhe permitiu construir o estádio Municipal de Florença, também conhecido como Stadio Comunale Artemio Franchi. Ao concluir a obra, em 1932, as pessoas ficaram chocadas com a construção e com sua forma oval e assimétrica onde se destacava o teto tribuna. O convés se estendia para a frente, apoiando longas vigas de concreto em formas de X e que se escondiam entre as arquibancadas. Isso deixou um precedente favorável na opinião pública da época, levantando para fortalecer o status do gênio construtor e mostrando as pessoas que a engenharia também é capaz de criar belos designs artísticos. Esta afirmação se deve a grande parte à inovação, mas durante esse processo e essa nova forma de construir, tornou possível fazer estrutura de concreto armado montando na hora ou pré-fabricado de outro lugar e montando no local. O trabalho desta inovação varreu as competições de obras pois era a opção mais barata. Depois do estádio, foi chamado para construir hangares para o exército italiano, destacando o processo de pré-fabricação e montagem separadamente, infelizmente essa obra tornou-se cinza quando o exército Alemão deixou a Itália à sua sorte, mas as juntas dos elementos pré-fabricados permaneceram intactos apesar das explosões.

A partir de então, ele dedicou a construir seu método de cálculo e a sua sensibilidade estética e usar de cimento reforçado com armadura de aço.
Algumas de suas principais obras são: O prédio da exposição de Turin; a Sede da Uneso, em Paris; o estádio Olímpico, Roma; a estação rodoviária George Washington bridge; o Palacio do Esporte, em Roma e; a Catedral de Santa Maria da Assunção, em São Francisco. Durante os anos 60, Nervi se dedicou ao projeto completo na companhia de seus filhos que também se dedicaram as estruturas e arquitetura até 1979, o ano de sua morte.

Durante seus 87 anos Pier Luigi Nervi foi conhecido tanto como engenheiro quanto como arquiteto. Acreditava que a arquitetura e a engenharia faziam parte de um todo, ou seja, que o ato de projetar e o ato de construir são um só e que era possível obter formas harmónicas e expressivas obedecendo às leis naturais da física. Ao contrário dos arquitetos do Movimento Moderno, pensava que a estrutura poderia ser o edifício em si mesmo e que construir, mais do que um ato racional, podia ser um ato criativo.
Em memória de seus amigos descrevem uma pessoa que nunca falou muito, teve um rosto de pedra e sempre usava cinza, sempre se apresentou como engenheiro e não como arquiteto, disse que a força de seu trabalho estava na forma promovida de que a intuição deveria para ser usado em conjunto com a matemática, Nervi encerrou sua carreira marcando seus alunos, ele dizia: “conquistem o que desejam com iniciativa, energia e decisão!”


-Roberta Rocha.

adm@estruturasonline.com

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

entre para nossa lista VIP e receba conteúdos com exclusividade

Veja mais